No Cinema existe uma relação entre o espectador e o filme, a pessoa passa a fazer parte do universo projectado pela tela. É por esta razão que nós, quando estamos a ver um filme, temos a capacidade de suspender a descrença e tomar como verdadeiras as premissas de um trabalho de ficção, por mais impossíveis que elas sejam.
Isto significa que, pelo facto de ser uma experiência tão envolvente, o visionamento de uma película pode ter um grande impacto na mente da pessoa.
No contexto do nosso trabalho isto significa que situações; experiências; desastres e tragédias ocorridas em trabalhos de ficção podem ser traumáticas e estar na origem de alguns medos.
Temos como exemplo o "titanic" e o "jaws"(o tubarão) que criam nas pessoas uma aversão à agua e a passeios de barco. O filme "psycho",de Alfred Hitchcock, teve um grande impacto nas pessoas com a mítica cena do chuveiro. Muitas pessoas ficaram com medo de tomar banho.
Filmes com monstros e criaturas também podem atormentar os sonhos das pessoas, principalmente das crianças, devido ao facto de estas ainda possuírem uma imaginação fértil que não lhes permite distinguir a realidade da ficção.
Sem comentários:
Enviar um comentário